A importância do brincar no processo de ensino aprendizagem da criança

Autor: Carolina Inês Abreu Martins

Registo: 06TAE/23

Introdução:

 Este estudo pretende compreender qual a influência de atividades lúdicas na aprendizagem da criança.

Nos últimos anos, realizaram-se inúmeras investigações sobre a influência do brincar na aprendizagem da criança. O brincar surge como algo natural no contexto de cada criança que proporciona, de forma prazerosa, momentos de aprendizagens efetivas, contribuindo para um bom desenvolvimento das competências sócio emocionais, relacionais e cognitivas, ajuda a expressar emoções, partilhar brincadeiras e brinquedos com os outros, explorar o mundo com diversos objetos, pessoas e elementos da natureza, aprender a solucionar problemas, entre outros. Esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da temática do brincar como peça fundamental nas aprendizagens da criança.

Neste sentido, o brincar contribui para o contexto educativo, seja ele de forma livre ou planeada, não deixando de ser um momento divertido e prazeroso para as crianças, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos.

A estruturação desta prova de aptidão profissional encontra-se organizada em duas partes: na primeira parte apresenta-se o enquadramento teórico, onde aborda-se vários pontos importantes deste tema e na segunda parte refere-se à proposta de intervenção prática enquanto papel de Técnica de Ação Educativa.