A importância do sono na infância

Autor: Sofia Raquel Santos Silva

Registo: 38TAE724

Introdução:

O tema escolhido para a minha Prova de Aptidão Profissional foi “A importância do Sono na Infância”, pois atualmente o sono é muito discutido pela sua elevada relevância no desenvolvimento, e foi onde me despertou alguma curiosidade. O meu objetivo principal com a escolha deste tema, não só recai sobre a minha curiosidade, no sentido de ter mais conhecimentos no respetivo assunto, bem como, transmitir informação aos pais/progenitores sobre a importância deste na infância, e como beneficiar dele para que a criança se sinta bem e tenha um bom crescimento e desenvolvimento cognitivo (intelectual), emocional e social, pois o bem-estar reflete-se em todos os componentes do indivíduo.
Primeiramente, início o meu enquadramento teórico abordando, um pouco, o papel de uma Técnica de Ação Educativa e sua importância para o crescimento de uma criança, passando depois para um breve esclarecimento sobre o período da infância, o conceito do sono, dando destaque à importância deste.
Em seguida, faço referência aos diferentes tipos de sono e qual a sua relevância no infantário, bem como, constatou-se as diferentes modificações do sono, de acordo com as faixas etárias da criança, as rotinas, as posições corretas para atingir o conforto e, por sua vez, todos os problemas que podem originar, caso o sono não seja respeitado. Por fim, serão enumeradas soluções, para que, eventualmente, possamos recorrer caso existam determinadas perturbações associadas ao sono.
Posteriormente, passo ao meu enquadramento prático, nomeadamente na descrição e contextualização de toda a atividade prática. Aqui, faço referência aos objetivos e à descrição de toda a atividade, bem como, dos recursos a serem utilizados. “Levantando um pouco a cortina”, esta consiste em contar uma história, onde simultaneamente, faremos uma aula de Yoga, de modo, a
Prova de Aptidão Profissional – A Importância do Sono na Infância
interagir com a criança, proporcionando assim, o seu relaxamento com o objetivo final, o descanso.
Para finalizar, a escolha deste tema visa, sobretudo, a importância do sono, e por sua vez, a manutenção da rotina, na vida de uma criança, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento desta no seu todo. Paralelamente a isto, é essencial referir que todos os agentes educativos devem caminhar “de braços dados”, em prole do bem-estar da criança, começando pelos pais e continuando na escola, de forma, a que tenha um crescimento saudável. Logo, é vital a concordância entre todos os agentes educativos, para o sucesso educativo e pessoal de uma criança.