A importância da família no saudável desenvolvimento da criança

Autor: Ana Carolina Graça de Andrade

Registo: 05TAE/23

Introdução:

A presente Prova de Aptidão Profissional (PAP) reflete o percurso vivido no curso de Técnico de Ação Educativa que decorreu durante os últimos três anos e incide no tema “A importância da família no saudável desenvolvimento da criança”.

O interesse pelo tema nasceu, por, no contexto de estágio, verifiquei que algumas famílias têm alguma dificuldade em participar na vida pré-escolar da criança.

Contudo, a admiração pelo tema surgiu ainda antes da entrada no curso, através da interação com as crianças e familiares que se encontravam envolvidos numa creche e Ateliês de Tempos Livres de verão, onde fiz formação e pude observar o entusiasmo e alegria do grupo quando as famílias eram convidadas para fazer atividades.

Ainda, para além desta observação, contribuiu para a escolha do tema a boa relação que sempre construímos com a nossa própria família, onde desde novos fomos incentivados e estimulados a procurar o melhor de nós e a compreender o verdadeiro significado da palavra família.

É importante que as instituições e os/as educadores/as de infância estabeleçam relações positivas com os pais e que o façam em harmonia e boa comunicação. Se isso acontecer, as crianças ganharão uma maior confiança nos adultos e envolver-se-ão num processo educativo mais coerente.

Após esta introdução, esta prova apresenta a Parte I – Enquadramento Teórico, que discute a Educação Pré-escolar numa perspectiva curricular e a importância da família na vida da criança e na relação da família com o jardim de infância.

Segue-se a Parte II – Estudo Empírico, que apresenta as atividades que serão aplicadas e os seus objetivos.

A Prova de Aptidão Profissional termina com a conclusão e a bibliografia de suporte ao mesmo.