Autor: Adriana Bacanhim
Registo: 01AS/24
Introdução:
Na reta final do curso foi-nos proposto um projeto- de agregação de conhecimentos e práticas adquiridas ao longo do curso, prova essa desigualdade de Prova de Aptidão Profissional, o qual foi realizado sob orientação do professor Nuno Gomes.
Este projeto tem finalidade firmar todo o conhecimento desenvolvido e adquirido nestes três anos. Neste contexto, a saúde é de total importância principalmente numa idade mais avançada. Fazer com o que o público-alvo da terceira idade saia da sua zona de conforto (sedentarismo) para uma vida mais ativa, não é propriamente fácil e como animador(a) há que ter força de vontade e motivação, não é só saber aplicar, é saber fazer o seu devido trabalho. A teoria é sempre mais fácil, no entanto a prática nem sempre é simples.
Posto isto, o trabalho está organizado por tópicos e conceitos, sendo que abrangem os temas saúde, idosos e animação. Nesse contexto, irei abordar os seguintes temas: O perfil do animador sociocultural; O Animador no contexto de Animação dos idosos; O que é a Terceira Idade; A velhice e o Envelhecimento; Atividade Física no idoso; Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade; Barreiras e riscos associados ao exercício físico no idoso e Cuidados a ter com os idosos na prática de atividade física.
Desta forma, assim penso desenvolver um estudo com relevância temática, consonante com o partir do curso Animador Sociocultural, obedecendo os critérios técnico e metodológicos sugeridos.