A importância da imaginação na Infância – o papel do Animador/a Sociocultural

Autor: Anabela Faria Câmara

Orientador: Marisa Carrilho

Introdução
A imaginação refere-se à capacidade mental de criar representações mentais de coisas que não estão presentes nos sentidos ou que não foram experimentadas diretamente. É um processo cognitivo que envolve a formação de ideias, conceitos ou imagens na mente, muitas vezes combinando ou reorganizando elementos percebidos anteriormente.
Desde muito cedo, nós humanos, usamos imaginação no nosso dia-a-dia, e algumas vezes de forma inconsciente pois é um processo natural no pensamento criativo e resolução de problemas. A capacidade de imaginar deve ser estimulada ao longo do desenvolvimento da criança, pois é período caracterizado por grandes mudanças e é nesta fase que estamos mais suscetíveis ao poder da imaginação.
A importância da imaginação não está ligada exclusivamente à resolução de problemas, é também uma ferramenta essencial em atividades como arte, ciência e inovação, ou seja, o mundo que hoje conhecemos está diretamente conectada a capacidade humana de imaginar. Além disso, é uma habilidade importante em termos sociais, pois é através da imaginação que conseguimos compreender e compartilhar experiências e sentimentos dos outros, mesmo que não as tenhamos vivenciado diretamente.
No plano curricular dos Cursos Técnicos Profissionais da Escola Profissional Atlântico, em particular no curso de Animador Sociocultural, foi requerida a realização de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP). Esta avaliação possibilitará concluir, de forma concordante de acordo com o regulamento vigente, o curso que temos frequentado ao longo dos últimos três anos letivos. Portanto, para finalizar o curso, realizarei este projeto com a orientação técnica e educacional da professora Marisa Carrilho.
Este projeto tem como objetivo, analisar e compreender a importância da imaginação nas crianças, explorar formas de estimular a imaginação e a criatividade e a criação de atividades lúdicas que estimulem as mesmas.
Prova de Aptidão Profissional – A Importância da Imaginação na Infância – O Papel do Animador/a Sociocultural.
Finalizando, irei apresentar o enquadramento prático com duas atividades centradas na imaginação e criatividade. Estas atividades específicas envolvem Expressão Plástica e chamam-se ‘Desenho de Contorno’ e ‘Vendinhas’. O propósito do jogo ‘Desenho de Contorno’ é criar um desenho com a forma da mão utilizando apenas uma folha, caneta e cores. E nesse desenho com o formato da mão da criança, ela terá que imaginar um animal qualquer e dar asas a sua criatividade.
O propósito do jogo ‘Vendinhas’ é as crianças formarem um círculo e uma delas terá que ficar no centro, a criança que ficar no centro será vendada e as outras ficarão de mãos dadas, girando ao redor. A criança no centro tem que tocar num colega e tentar adivinhar quem é. Se acertar, troca de lugar com a criança tocada. Se errar, continua a tentar até acertar.