A expressão plástica como instrumento de trabalho do Animador Sociocultural

Autor: Daniela Rubina Gonzalez

Registo: 05AS/24

Introdução:

A Expressão Plástica, entendida como materialização artística através de elementos visuais como desenhos, pinturas e esculturas, desempenha um papel essencial no trabalho do Animador Sociocultural. Este profissional, atua como mediador social e educador, utiliza a Expressão Plástica como uma ferramenta
dinâmica para incentivar a participação ativa, sensibilizar e promover o desenvolvimento pessoal em diversas comunidades e grupos. Através de atividades que envolvem a expressão plástica, o Animador Sociocultural procura estimular a criatividade, fomentar a interação social e contribuir para a construção de ambientes inclusivos e enriquecedores.
A minha prova de Aptidão Profissional (PAP) tem como objetivo
demonstrar tudo aquilo que foi lecionado ao longo destes três anos de Escola Profissional Atlântico no curso Animador Sociocultural.
Este projeto está dividido em duas partes, o enquadramento teórico e o enquadramento prático.
No enquadramento teórico irão ser abordados temas como o que é a Animação Sociocultural, a definição de Animador, o papel do Animador bem como as funções do Animador, entre outras.
Será abordado e desenvolvido o tema sobre o que é a Expressão Plástica, a importância que a expressão plástica tem, os objetivos e a política dos três R.
Seguidamente, serão também exploradas as áreas artísticas e o que subsiste nestas áreas.
A Arte Terapia será outro tema a ser desenvolvido e qual o seu benefício no desenvolvimento. No pensamento criador e a importância da imaginação.
E por fim a motricidade fina e a sua importância, será também
desenvolvida.