A importância das danças tradicionais na animação sociocultural

Autor: Deise Soraia Teles Abreu

Registo: 06AS/24

Introdução:

Neste meu último trabalho como aluna da Escola Profissional Atlântico vou falar sobre a importância da dança, mais concretamente de danças tradicionais e a sua importância nas diferentes regiões do nosso país. Escolhi falar sobre este tema porque sempre me senti feliz a dançar desde que era pequena. Eu dançava o tempo todo e com o passar dos anos comecei a usar algumas coreografias de um jogo de dança para me desafiar a mim própria e me sentir bem, me sentir como se estivesse num mundo só meu.
É por esta razão que vou falar deste tema em específico. Neste sentido, começarei por explicar o que é a dança em geral e a sua história e origem. Em seguida, irei falar sobre a técnica necessária na dança e falar um pouco sobre alguns tipos de dança conhecidos.
Irei também falar sobre a dança na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade e a sua importância em cada uma, já que a dança é benéfica para qualquer idade. Pretendo também referir a importância do Animador Sociocultural na dança e como esta pode ser abordada na Animação. Irei também mencionar o que é a Animação Sociocultural de forma mais aprofundada, falar um pouco sobre o perfil do animador e dos seus objetivos na área.
Na minha parte prática, irei mencionar duas atividades que gostava e espero colocar em prática no meu estágio tendo como foco principal a dança de duas formas, coreografada e livre.