Autor: Daniela Reis
Registo: 04AS/24
Introdução:
Na Escola Profissional Atlântico e no âmbito de final de curso todos os alunos necessitam de realizar uma Prova de Aptidão Profissional, que tem como objetivo aplicar todos os meus conhecimentos e aquisições que adquirimos ao longo destes três anos presentes na Escola Profissional Atlântico. Perante esta etapa é necessário escolher um tema para desenvolver e nos debruçarmos durante um certo período de tempo.
A minha prova de Aptidão Profissional (PAP) tem como objetivo
demonstrar tudo aquilo que foi lecionado ao longo destes três anos de Escola Profissional Atlântico no curso Animador(a) Sociocultural.
O tema que escolhido foi “a Arte Terapia com pessoas portadoras de
deficiência – o papel interventivo do animador”.
Serão abordados os seguintes temas, no primeiro capítulo, o conceito de síndrome down. No segundo capítulo, a pessoa com síndrome down, os seus fatores, os seus riscos, os seus diagnósticos e os tratamentos e as suas características. No terceiro capítulo, a arte terapia e a inclusão social, o que é arte terapia, a importância da arte nas necessidades especiais, a importância da arte no desenvolvimento cognitivo, o conceito de expressão plástica, atividades lúdicas utilizando a arte e os benefícios e a inclusão. No capítulo quatro, o animador, o perfil do animador, a animação e o animador os direitos e os deveres
do animador.