Autor: Octávia Pereira
Registo: 13AS/24
Introdução:
A Prova de Aptidão Profissional, conhecida como PAP, é de índole
obrigatória para os cursos profissionais. Possuí o propósito de demonstrar o conhecimento que contraímos durante estes três anos de curso.
Para a prova profissional irei abordar o seguinte tema “o papel
interventivo do animador face a doença mental – esquizofrenia “.
Ao longo da PAP, vou desenvolver diversos temas para dar a conhecer mais sobre a esquizofrenia e ainda dar a conhecer um pouco mais sobre o animador e o que é a animação sociocultural, para este e outros grupos de pessoas.
A doença esquizofrenia é um transtorno mental crónico e preocupante que abala o modo como o indivíduo pensa, se comporta e sente. Está doença ocasiona alterações no comportamento, menosprezo afetivo, pensamentos
desalinhados e adversidade para interagir com outras pessoas. Apesar de que a esquizofrenia não seja tão vulgar quanto outros transtornos mentais, os sintomas são capazes de ser bastante incapacitantes e esgotantes e devido a isso é conhecida por ser uma das mais graves doenças mentais.
Com a realização este trabalho, tenho como objetivo dar a conhecer um pouco mais sobre a doença, e ainda fazer com que possamos não deixar de parte pessoas te tenham está doença.
E para finalizar irei apresentar duas atividades práticas que irei realizar enquanto futura Animadora Sociocultural no estágio que realizar-se-á na Casa de Saúde Câmara Pestana.