O contacto com a natureza no desenvolvimento infantil – o papel do animador

Autor: Maria Margarida Serrão

Registo: 12AS/24

Introdução:

A importância de brincar na natureza é um tema que ao longo dos anos tem vindo a decrescer ao nível da sua relevância, pois antigamente brincávamos com a nossa imaginação e com o que a mãe Natureza nos dava, mas agora em pleno séc. XXI e também com a vinda das tecnologias, as crianças já não se importam mais em se sujarem com a terra.
A minha prova de Aptidão Profissional (PAP) tem como objetivo demonstrar tudo aquilho que foi lecionado ao longo destes três anos de Escola Profissional Atlântico no curso Animador Sociocultural. Com este projeto pretendo abordar um tema de extrema importância no desenvolvimento infantil.
O meu projeto esta dividido em duas partes, o enquadramento teórico e o enquadramento prático.
No meu enquadramento teórico irei aprofundar o desenvolvimento infantil, falar sobre as suas etapas ao longo dos anos, dos seus marcos e dos seus tipos. Também irei falar sobre a psicologia do mesmo e que pode influenciar.
Falarei seguidamente da importância do contacto entre as crianças e a natureza, quais os benefícios físicos e psicológicos de brincar na natureza e sinais de quando as mesmas precisam de brincar ao ar livre.
Na minha pare prática irei realizar uma atividade chamada “Caça ao tesouro na Natureza” que tem como objetivo conectar o grupo com a natureza e também incutir o espírito saudável.
Desta forma centro o meu tema na área infantil, e explicar o quão importante é as crianças brincarem e não terem medo magoarem se porque só assim crescemos sem medo.