Autor: Maria Leonor Ferreira Agrela
Registo: 34TAE/24
Introdução:
Apesar do tempo, da sociedade e classe social, o brincar faz parte da vida das crianças, pois estas experienciam o mundo da imaginação, de diversão, de encantamento, de desejos onde o faz-de-conta e a realidade se confundem.
A educação deve ser efetuada de uma forma cada vez mais incentivadora e que oriente a criança no seu interesse. Através do brincar, as crianças encontram uma maneira de conquistar os seus objetivos de forma motivadora que a destaca.
Hoje em dia, cada vez mais as crianças brincam menos no exterior e passam muito mais tempo em casa com os seus familiares por causa da tecnologia, por isso na escola, é importante que os educadores deem a liberdade às crianças para podem brincar livremente, como também com brincadeiras orientadas.
Em relação à tecnologia que tem vindo a aumentar na vida das crianças devemos ter em atenção ao sedentarismo e a falta de interação social, porque cada vez mais as crianças brincam com aparelhos, em vez de brincarem com outras crianças ou até mesmo sozinhas.
No âmbito do curso Técnico de Ação Educativa, foi-nos proposto uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) que nos autoriza a terminar conforme o regulamento atual o curso que vimos a comparecer ao longo destes três anos letivos.
Esta temática visa prevenir a comunidade educativa para o interesse do brincar no desenvolvimento da criança.
Ao longo deste trabalho irei explicar o que é o brincar e a sua importância, também abordar as suas várias técnicas, entre outros temas.
Estamos de acordo que o brincar estimula os procedimentos cognitivos, promove a socialização, e além disso, pode melhorar as suas capacidades físicas, tornando o imaginário das crianças, um basto de prazer e incentivo para elas.