As doenças infectocontagiosas mais comuns na infância

Autor: Ana Carolina Jesus Correia Ferreira

Registo: 22TAE/24

Introdução:

Desde início sentimos um interesse crescente pelas questões da saúde da criança e pelos cuidados que devemos ter, assim, foi com alguma naturalidade que escolhi este tema: “As doenças infectocontagiosas mais comuns na infância”. Com a abordagem a estas questões de saúde e doença achamos que seria uma mais-valia intervir junto das crianças e igualmente junto dos pais, promovendo um vínculo satisfatório entre as diversas partes, pais, instituição e crianças.
Ao longo da formação profissional na área de educação todas etapas são de extrema importância. O estágio supervisionado é uma etapa que pretende uma construção sólida e responsável na integração do estagiário na vida profissional, contando para isso com o apoio dos professores, das instituições onde desenvolvemos o estágio assim como, em particular destaque, os profissionais que acompanharam esta fase final do percurso académico.
O tema em estudo aborda as doenças infectocontagiosas que são causadas por vírus ou bactérias transmissíveis por contacto direto ou indireto, sobre os quais a nossa intervenção será fundamental para evitar a propagação da doença entre as crianças.
Pretendemos conhecer algumas das doenças mais comuns que afetam as crianças na creche e dar a conhecer importância da intervenção e prevenção dos auxiliares e educadores de infância, justificando assim, a aplicação de novas técnicas de ação.
Numa primeira parte falarei sobre as doenças infecciosas mais frequentes numa creche, os vários tipos de doenças e suas características de contaminação e evolução, abordaremos a questão da vacinação e a sua importância, irei falar sobre a importância dos pais e do técnico da ação educativa e por fim os principais fatores de risco e de controlo numa creche.
As doenças infectocontagiosas mais comuns na infância.
Numa segunda fase tentarei envolver pais e instituição numa atividade conjunta de promoção de saúde e conhecimento mais aprofundado das doenças que podem afetar as crianças.