A musicoterapia como instrumento de trabalho do Animador Sociocultural

Autor: Joana Isabel Silva

Registo: 09AS/24

Introdução:

No plano curricular dos Cursos Técnicos Profissionais da Escola Profissional Atlântico, em particular no curso de Animador Sociocultural, foi requerida a realização de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP). Esta avaliação possibilitará concluir, de forma concordante de acordo com o regulamento vigente, o curso que temos frequentado ao longo dos últimos três anos letivos. Este projeto é constituído por duas partes principais, o enquadramento teórico, onde são abordados os conceitos de Musicoterapia e Animação Sociocultural e o enquadramento prático, onde são explicadas as atividades práticas destinadas ao público alvo.
A escolha do tema advém quer do meu gosto/adoração pela música quer da frequência do curso de animação sociocultural, que me tem permitido conhecer técnicas e recursos que podem de alguma forma melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Quando pensamos no trabalho de um animador sociocultural, associamo-lo, quase de imediato, à utilização da música como facilitador de dinâmicas, quebra-gelo, aprendizagem, momentos de relaxamento, lazer, entre tantos outros. Desta forma, considerei que a Musicoterapia poderia ser o aliado perfeito ao trabalho do animador. No fundo, juntei o útil ao agradável.
A música está presente na nossa vida, nos momentos alegres e nos menos bons, e sem dúvida que faz a diferença e contribui para melhorar o nosso estado de espírito.
Para finalizar, irei apresentar o enquadramento prático com três atividades centradas na aplicação de musicoterapia e da animação sociocultural. Estas atividades específicas envolvem um grupo de indivíduos da mesma faixa etária.
O propósito é criar momentos alegres com música e momentos tranquilos de relaxamento contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Desta forma, pretendo que este projeto seja inovador, uma vez que permitirá perceber o papel da musicoterapia enquanto ferramenta de trabalho do animador sociocultural.