Autor: Joana Raquel Silva Sousa
Registo: 14TAE/23
Introdução:
O mau comportamento é uma característica natural da condição humana que, aplicado em doses adequadas, ajuda a criança a se destacar dos demais e quanto aos objetivos que pretende atingir, assumindo uma dependência positiva e construtivo. No entanto, esta característica tem uma conotação negativa quando atinge contornos excessivos, frequentes e intensos que formam a forma preferida criança para resolver os seus problemas.
A realização do presente trabalho tem por base o culminar de três anos de aprendizagem, partilha, troca de experiências e vivências. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) conta do plano curricular dos cursos da Escola Profissional Atlântico o que por obrigatória a sua realização e defesa.
A Prova de Aptidão Profissional tem como principal objetivo trabalhar um projeto profissional baseado nos conhecimentos experienciados durante os três anos de curso. O projeto deve ser considerado como um modelo estruturante para um futuro profissional, e como preparação para as necessidades da sociedade em que possamos ser inseridos. O tema escolhido recai então nos problemas de comportamento em crianças com idade pré-escolar.
Passa também por alcançar, perceber e contextualizar os comportamentos das crianças, pois é algo bastante comum e interessante de perceber.
O presente trabalho está dividido em duas partes. A primeira parte contempla o enquadramento teórico, onde serão apresentadas várias teorias que explicam esta mesma temática. A segunda parte incide num elemento mais prática, após explorar a teoria apresentei uma atividade que vai ajudar as crianças a perceber o que está certo e o que está errado pudendo ajudar a minimizar esses problemas.