Autor: Mónica Freitas Abreu
Registo: 11TT/23
Introdução:
Esta Prova de Aptidão Profissional, da Escola Profissional Atlântico, surge no âmbito do curso de Técnico de Turismo, do 3º ano e tem como denominação a Criação de um Evento de Moda no Âmbito do Turismo. O objetivo deste evento incide sobre a área do turismo e os eventos de moda que se realizam na Ilha da Madeira. A escolha do tema recai no interesse pessoal sobre a indústria da moda e a área da organização de eventos, assim como pelo facto de este segmento turístico não ser devidamente valorizado pelo setor do turismo em Portugal.
Com este evento, é pretendido aprofundar e dar a conhecer a Ilha, nomeadamente na área da sua flora nativa, destacando três plantas endémicas que serão as estrelas deste evento. O realce para os fatos e os adereços, utilizando os materiais recicláveis.
Segundo uma outra perspetiva a moda será também analisada, no contexto de um território turístico, nomeadamente a cidade do Funchal, que possuindo atividades de moda, não é, contudo, conhecida apenas por esta atividade. As cidades de média dimensão, com atração turística de relevo, possuem elementos urbanos que as diferenciam e, podemos verificar que os designers de moda procuram apresentar o seu trabalho aos visitantes, que encontram nessas ofertas um ponto de interesse, independentemente de estar ou não integrada nos percursos turísticos da cidade, e que se desenvolve nas grandes metrópoles como Paris ou Milão.
O fortalecimento deste segmento, fará com que a cidade consiga obter mais investimentos, criando condições e oportunidades de negócio para os seus
moradores e profissionais desta área, além de atrair visitantes de quase todo o mundo, estimulados a conhecer e consumir a moda local. O Turismo é um dos setores económicos que mais tem crescido a nível mundial, podendo assim afirmar que o montante de negócios relacionados à atividade é igual ou superior às exportações de petróleo, produtos alimentícios ou até mesmo automóveis.