A importância do TAE face ao contacto com a natureza na infância

Autor: Natércia Nunes Sá

Registo: 09TAE/23

Introdução

Neste trabalho irei abordar um tema do qual eu gosto muito que é a natureza e a sua importância no desenvolvimento pedagógico das crianças.

Escolhi este tema pois estou nos escuteiros e sempre lidei com a natureza desenvolvendo atividades ao ar livre desde pequena.

Este trabalho tem como finalidade apresentar de como a natureza é importante para a vida das crianças.

Atualmente, na sociedade em que nos inserimos, com o ritmo de vida que as famílias têm, o brincar na Natureza e ao ar livre é, ainda, pouco explorado em Portugal, condicionando a forma como as crianças se poderão envolver e aprender com o meio natural. Os benefícios do contacto com a Natureza, muitas vezes, não são valorizados pelas famílias e pelos/as profissionais de educação, ou pela falta de tempo ou pela pressão posta pela sociedade de criar atividades pré-estruturadas. Este trabalho “A importância do TAE face ao contacto com a Natureza na infância”, tem como um dos objetivos evidenciar a importância do contacto com a Natureza no desenvolvimento e bem-estar das crianças. As crianças, ao se envolverem com a Natureza e, neste ambiente interagirem com os seus colegas, têm oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, a criatividade e a linguagem. Aprendem também a manusearam elementos naturais e brincarem livremente.

No que diz respeito à estruturação, a presente prova de aptidão profissional encontra-se organizada em três partes: na primeira parte apresenta-se o enquadramento teórico, onde aborda-se vários pontos importantes deste tema; na segunda parte refere-se à proposta de intervenção prática enquanto papel de Técnica de Ação Educativa; e, finalmente, na terceira parte, refere-se às conclusões.