A importância da Aplicação de Atividades Sensório – Cognitivas à Pessoa Portadora de Trissomia 21

Autor: Maria Beatriz Jardim Serrão

Registo: 08TAP/23

Introdução:

No âmbito da conclusão do meu percurso académico, foi proposto no terceiro ano de curso, a Prova de Aptidão Profissional, onde pudéssemos pôr à prova os nossos conhecimentos adquiridos em contexto de formação ao longo dos mesmos.
Como aluna do curso Técnico de Apoio Psicossocial, irei abordar o tema “A importância da aplicação de atividades sensório-cognitivas à pessoa portadora de Trissomia 21”.
Ao longo deste trabalho irei abordar os seguintes temas: A deficiência, os direitos deveres das pessoas com deficiência, estatutos dos mesmos, regime constitucional à pessoa com deficiência, os seus benéficos sociais e tipos de deficiência. Irei abordar também a Síndrome de Down que é o principal tema do trabalho, a fisiopatologia da síndrome, sinais e sintomas e os seus tratamentos.
Para finalizar erei apresentado a minha intervenção como Técnica de Apoio Psicossocial com os utentes da instuição “Unidade de Coordenação dos Centros de Atividades Ocupacionais” portadores de diversas doenças mentais tais como Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, invisuais entre outros. Onde me poderem dar um voto de confiança e conforto ao longo do estágio.