Autor: Cláudia Patrícia Silva Brito
Registo: 13TAP/23
Introdução:
Ao longo dos tempos o mundo tem sofrido várias alterações que se podem observar na demografia, na economia, nas estruturas familiares e nas relações sociais. As questões demográficas ocorridas e que dizem respeito ao aumento da esperança média de vida levam-nos a pensar sobre o consequente crescimento da população
idosa. Denote-se que aumento da esperança média de vida não significa aumento da longevidade.
O envelhecimento está na ordem do dia. O envelhecimento demográfico é hoje uma realidade em Portugal e nos países industrializados. É um fenómeno que cresce de forma acelerada, predominando uma estrutura etária cada vez mais envelhecida com
baixos níveis de fecundidade e mortalidade, o que alterou a dinâmica populacional, inibindo, assim, o crescimento natural das populações.
O aumento do número de idosos reforça a importância de se refletir sobre a vida destes, inseridos nos desafios das sociedades modernas, a que se junta o fenómeno de uma população envelhecida.
Este trabalho terá como orientadora professora Cláudia Paixão, e nele será abordado o tema “O papel do Técnico de Apoio Psicossocial na vida do idoso”.