O papel do Técnico de Apoio Psicossocial face À doença do Alzheimer no idoso

Autor: José Gonçalo Castanha Correia

Registo: 04TAP/23

Introdução:

Com este trabalho procuro sensibilizar a população para a demência de Alzheimer pois está, atinge grande parte da população idosa, para tal finalidade, quer a existência de profissionais competentes que possam acompanhá-las e cuida-las ao longo da doença.

Vários estudos científicos revelam que as pessoas idosas sofrem leves alterações cognitivas que manifestam o maior risco de desenvolver a demência. A demência perturbação mental de profunda perda de memoria, desorientação, atenção e capacidade.

A doença de Alzheimer é uma doença neurológica, degenerativa e extremamente incapacitante. Estima-se que 10% das pessoas com a idade igual ou superior a  65 anos sofrem de doença de Alzheimer.             Por fim, quando à estrutura da Prova de Aptidão Profissional (PAP) será constituída por duas partes, a primeira parte dedicada ao enquadramento teórico, em que será desenvolvido temas como, o conceito de envelhecimento comum, a modificações a nível cognitivo e intelectual nas pessoas idosas, o conceito de demência, os sintomas e comportamentos da demência, o conceito de Alzheimer, o diagnostico, a intervenção farmacológica e não farmacológica e, por fim, o papel do TAP perante a doença do Alzheimer no idoso. Na segunda parte é dedicada ao enquadramento prático, em que se pertente fazer atividades aos utentes do local do estágio, com o objetivo de treinar a nível cognitivo, as habilidades de motricidade fina e as emoções