Sons e aprendizagens

Autor: Cândida Vanessa Jesus Baptista

NºRegisto:3934

Introdução:

Para a conclusão do Curso de Técnico de Apoio à Infância, foi-nos
proposta a realização de um trabalho escrito individual, designado de PAP – Prova de Aptidão Profissional. Esta prova tem como principal objectivo preparar e instruir os formandos a aplicar, com eficiência, as várias competências adquiridas ao longo dos três anos de formação, onde a transversalidade e a interdisciplinaridade devem estar direta e indiretamente presentes neste trabalho. As disciplinas práticas, como Expressão Plástica, Expressão Corporal, Musical e Dramática, Saúde Infantil e Técnica Pedagógica, são fundamentais, pois com estas adquirimos experiências novas e diferentes, preparando-nos e permitindo a nossa fácil integração em âmbito de Formação em Contexto de Trabalho, bem como para possíveis oportunidades de trabalho que poderão surgir no futuro.
Assim sendo, o tema escolhido, para a consecução deste trabalho de
pesquisa e análise foi “Sons e aprendizagens”. A opção por esta temática
incidiu fundamentalmente na importância que a música apresenta no
desenvolvimento sócio efetivo e cognitivo da criança e, como verificaremos, no
desenvolvimento do presente trabalho, através do seu poder criador e
libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. Também e, não menos importante, constataremos que a música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança, que, por conseguinte, promove bons e adequados ambientes de aprendizagens.
A questão primária era a de saber que tipo de música se deveria
aprofundar neste trabalho e não hesitamos em optar pela música de cariz
tradicional, com pendor etno-folclórico, pois achamos que é nesta fase que se deve incutir, nas crianças, o gosto pela música tradicional, mais concretamente na área dos instrumentos tradicionais de percussão do Arquipélago da Madeira, aqui com especial realce para: o Brinquinho; o Reco reco; o Bombo; as Castanholas; a Pandeireta; os Ferrinhos, entre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *