Casa de Chá Funcho

Autor :Jéssica Catarina Freitas Ferreira

NºRegisto:4090

Introdução:

Ao longo destes três anos que frequentei o curso Técnico de Design Variante Interiores e Exteriores, na Escola Profissional Atlântico, foi-me dada a oportunidade de adquirir vários conhecimentos e competências. O tema que optei por desenvolver foi a reabilitação de um edifício antigo degradado numa zona pública bastante conhecida, mais precisamente na Estrada do Aeroporto, situada no Boieiro, Caniço irei criar uma casa de chá.
O edifício em questão já tem vários anos e nunca foi reconstruído dando assim a ideia para o meu projeto, visto também fazer parte do meu dia-a-dia pois moro mesmo ao lado do prédio em questão.
Este edifício terá um espaço para poderem desfrutar do seu chá e bolos
tradicionais, etambém um área……onde poderão adquirir as ervas de chá para fazer as suas próprias infusões.
O objetivo para esta casa de chá é ser inovadora e funcional com todas as
condições para transmitir paz e sossego e para quem queira passar uma tarde de relaxamento.
No decorrer deste trabalho vários assuntos e preocupações foram mantidos e debatidos tendo a sua reflexão culminado na reabilitação de um edifício assegurando a sua identidade e cultura, mas que concretize um novo modelo de edificação respondendo as necessidades atuais.
O abandono e declínio de determinadas zonas, anteriormente habitadas,
interpretam-se à luz da história de um país, resultando consequentemente na desqualificação dos espaços tornando-se por vezes de maior dificuldade de aceitação a reversão de todo um ciclo que possibilitou ao ser humano procurar conforto para alcançar as suas necessidades pessoais mais emergentes. O objetivo geral deste trabalho centra-se na intervenção da reabilitação urbana através da análise das construções existentes e a necessidade de reabilitar, tornar utilizável e adequado aos nossos dias, face às novas necessidades, mantendo presente a mudança de paradigma e a mudança de recursos e vontades quanto à edificação e reabilitação urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *